Buscar
  • Por Grazi Teixeira

Liderança, carreira e família - Como anda a sua?


Falar de equilíbrio e gestão de papeis é um dos temas mais comuns e mais desafiadores dentro do universo feminino.

E eu sei que você também tem dias de crise e fica se perguntando, o que mais eu posso fazer para conseguir dar conta de tudo?!

Será que existe uma fórmula, um método perfeito pra nós mulheres?!

Bom pra começar, tire esse peso das suas costas, porque ninguém dá conta de ser tudo, fazer tudo e assumir tudo com a mesma intensidade e qualidade.

Querer abraçar o mundo e fazer todo mundo feliz é um dos hábitos que nós mulheres adotamos.... mas vai te deixar exausta e sobrecarregada... se já não está deixando.

É claro que você é forte e encontrar sua força é necessário pra poder crescer, se superar e ser cada vez mais feliz nas suas escolhas e realizações.

Mas primeiro você precisa abrir mão dessa crença da mulher maravilha. Não tem nenhum problema em não dar conta de tudo e dizer que agora não vai dar. A sua identidade e as suas qualidades não podem ser definidas pelo tanto de coisas que você realiza ou dá conta de assumir. A sua identidade deve estar baseada na sua essência, personalidade e nos valores que mais te preenchem.

Mais importante é saber quem você é e qual marca/legado você quer deixar nesse mundo.

Eu já tive vários momentos diferentes sobre esse assunto. Tive vezes que eu acreditava tanto que eu tinha que achar um jeito de fazer tudo e ser tudo, que eu fui buscar métodos, leituras, modelos “perfeitos” de como conseguir ser uma mulher que tem tudo equilibrado. E não que seja errado buscar referencias e estudar, claro que não. Eu faço isso sempre. Mas o que eu descobri é que nada vai me ajudar mais a encontrar esse caminho, do que a clareza de saber quem eu sou, quais são as coisas importantes pra mim, quais são meus valores essenciais e onde eu quero chegar.

Esse é o primeiro ponto.

Outra coisa que eu não somente descobri mas me apropriei, tem a ver com autenticidade.

Todas nós somos únicas e fomos feitas de um jeito único. Seja na aparência, na maneira de ser e agir, seja nas habilidades e preferências, cada uma de nós é única e isso ninguém pode mudar.

Isso me ajudou a ser mais feliz comigo mesma e aceitar que eu não preciso ser o que outra pessoa é.

Não se deixe levar pela pressão dos estereótipos. Cuide de você e faça o melhor que puder por você. Reconheça suas qualidades, suas diferenças e foque mais no que você é forte do que nas suas fraquezas.

Olhe e admire outras mulheres como fonte de inspiração pra te ajudar a crescer e evoluir, mas não caia na armadilha da comparação.

Saber quem você é, escolher onde faz sentido chegar e abraçar sua autenticidade são os primeiros passos para conseguir gerenciar o grande desafio dos diversos papeis.

Que tal parar agora por um momento e pensar nas questões abaixo e ver o quanto você tem clareza sobre o que está construindo?!

O quanto você se conhece? A sua vida é vivida conforme as coisas acontecem, ou você está construindo um caminho intencional e baseado no seu autoconhecimento? Quais são seus valores e suas forças? Onde você quer chegar? Quais os papeis você desempenha hoje e o que você quer para cada um deles? O que drena sua energia e o que te abastece de energia?

Bom, uma vez que você vai adquirindo clareza de quem é, quais os propósitos você quer construir e contribuir, vai ficar mais fácil definir quais são suas prioridades e seus objetivos, e com base nisso planejar sua agenda e no que você irá investir mais tempo e energia.

  1. Defina seus objetivos e pense em como quer planejar a realização dessas escolhas. Como vai funcionar, quem pode te ajudar. O que você precisa desenvolver ou fazer diferente e parta para o plano de ação.

  2. Coloque em sua agenda as ações da forma mais compatível possível com a sua realidade, mas também não deixe de se desafiar e pensar além, pois você pode estar se limitando a crenças que não são reais e se basear em algo aquém do que você pode conquistar.

  3. Preste atenção nas suas relações e busque andar com pessoas que tem mentalidade de crescimento. Que acreditam que pelo esforço e persistência vão viver tudo que se propuseram. Pessoas que são ensináveis e ao mesmo tempo apaixonadas. Que vão te fazer avançar, ser melhor e crescer. Que vão te estimular a buscar as suas grandezas ainda não descobertas.

  4. Tenha consistência. Esse é um dos maiores aprendizados da minha vida. Dê continuidade ao que se propôs a fazer com e faça com excelência. Dê o melhor que você pode. Conheço muita gente talentosa que tem pouco resultado, porque não tem consistência. E conheço pessoas menos talentosas que tem muito mais resultado, porque tem consistência. Por isso seja constante e firme nos seus propósitos.

  5. E por último, tenha fé! A fé é a certeza de algo que você ainda não vê mas que internamente já visualizou em seu coração. A fé move montanhas e te faz ver a paisagem, incrível e imensa que está do outro lado!

Espero que tudo isso tenha feito sentido pra você!

Compartilhe conosco seus comentários e insights e nos ajude a avançar! Até mais!

Grazi Teixeira


4 visualizações
  • Facebook R122
  • YouTube R122
  • Instagram R122
  • LinkedIn R122

Copyright R122 / R122 Coaching ©2020. 

All rights reserved. Todos os direitos reservados.

São Paulo | Alphaville | Guarulhos | Ribeirão Preto | Araraquara

E-mail: contato@r122.com.br