Buscar
  • R122

Antes de tudo, líder de si mesmo. Por Juliana de Lacerda Camargo


Neste texto falaremos da liderança que começa no ‘líder de si mesmo’... daquela que vemos em líderes inspiradores e que geralmente apresentam um ótimo nível de autoconhecimento e autogestão.

Existe um processo para o surgimento de um líder. Ainda que existam pessoas que olhemos desde pequenas e já atribuamos a elas traços de liderança, o fato é que o processo e o aprendizado são fundamentais para qualquer liderança de fato.

E é muito importante que, antes de liderar projetos e/ou pessoas, a pessoa aprenda a liderar a si mesma, pois, quando estiver à frente desses projetos e/ou pessoas, terá um acréscimo de complexidades com o qual não conseguirá lidar da melhor forma caso ainda corra o risco de ser constantemente traída e distraída por seu próprio universo interno.

Ou seja, se ainda fico muito perdido no que penso, sinto e como ajo, na hora de ter de administrar informações e dinâmicas externas pelas quais sou responsável talvez tenha muito menos clareza para tomar decisões, sendo portanto menos eficiente, produtivo e eficaz.

Vamos falar de um exemplo?

Almoçava com um líder com quem tenho um relacionamento de amizade. Conversávamos sobre várias coisas e ele me contou que havia convidado duas pessoas para estarem à frente de um projeto voluntário em sua organização e elas não estavam respondendo com a responsabilidade que ele esperava, o que estava lhe gerando incômodo. Daí me contou que ia conversar com elas a respeito e eu, conhecendo esse aspecto da ‘autoliderança’, perguntei o que ele imaginava colocar na conversa. Sua resposta foi emoldurada por uma expressão de irritação e um pouco de cinismo, na linha do “vou perguntar o que estão achando de sua atuação no projeto”

Vendo sua expressão, perguntei a ele o que realmente estava por trás daquela abordagem... Continuamos uma conversa muito sincera e ele acabou percebendo uma agenda da qual não havia dado conta, que era de fazer com que aquelas pessoas ficassem envergonhadas, o que, como líder, não era o que queria gerar de verdade. Assim, pensando em seu papel de uma forma mais macro e proposital, se conectou com dois resultados que gostaria de gerar: tanto que aquelas pessoas assumissem de fato o projeto com responsabilidade e postura de dono, como que ele, como líder, fosse capaz de orientá-las e fomentar seu crescimento para serem cada vez mais maduras e capacitadas.

Quando percebeu seu incômodo pessoal e o estratagema inconsciente que estava criando, chegou à conclusão de que, se tivesse agido da forma inicialmente considerada, muito possivelmente se distanciaria do que queria... tanto no que se refere a sua formação como líder, como no resultado objetivo e mais de curto prazo que queria atingir.

Se ele não tivesse parado para se perceber – suas motivações e agendas internas – talvez tivesse gerado um movimento de ruídos que poderiam tanto afastar os voluntários de assumir o projeto, como isso poderia impactar a relação num sentindo mais amplo. Mas, como parou para se perceber, compreendeu melhor o que realmente queria de tudo aquilo, afastando as distrações e gerenciando suas decisões de maneira muito mas inteligente e estratégica.

Este é um pequeno, mas ótimo exemplo, de como um líder precisa antes de tudo ser líder de si mesmo. Este é um passo... talvez o grande primeiro passo... para uma liderança excepcional.

Meu convite para você hoje: seja você alguém que já ocupa posição de liderança, seja alguém que deseja chegar lá, perceba-se constantemente nas situações! Identifique seus valores, seus reais objetivos macro e micro, bem como seu próprio processo de desenvolvimento. Perceba-se e gerencie-se pensando na construção que você deseja ter no curto, médio e longo prazo.

É isso aí.

#r122 #betransformed #líder #liderança #liderdesimesmo

0 visualização
  • Facebook R122
  • YouTube R122
  • Instagram R122
  • LinkedIn R122

Copyright R122 / R122 Coaching ©2020. 

All rights reserved. Todos os direitos reservados.

São Paulo | Alphaville | Guarulhos | Ribeirão Preto | Araraquara

E-mail: contato@r122.com.br