Buscar
  • Por Grazi Teixeira

Você sabe o que mais ameaça sua produtividade?


Você sabe qual é uma das maiores ameaças para ser um profissional de alto desempenho e destaque no mercado?

A falta de concentração e foco em atividades relevantes.

Segundo especialistas, 60% do nosso tempo é canalizado em atividades superficiais como responder emails, mensagens e executar tarefas operacionais e isso não gera aprendizado nem te leva aos principais resultados que você ou o seu negócio precisam alcançar.

Além disso a cultura do multitask faz com que a maioria de nós acredite que fazer várias coisas ao mesmo tempo, ou alternar constantemente as tarefas é a melhor maneira de realizar muitas coisas de forma mais rápida.

Mas então porque continuamos nos deparando com uma enorme demanda de pessoas que trabalham muitas horas, estão sempre cansadas e sobrecarregadas, e nunca conseguem entregar tudo que precisam e com alta performance?

A resposta é que cada vez mais somos consumidos pelo excesso de informações, notificações, interrupções e demandas que vão surgindo e não conseguimos mais nos concentrar.

Por exemplo, você já ouviu quantas pessoas falam da dificuldade que tem de fazer uma leitura sequencial por 15 a 30 minutos sem se distrair e pensar em outras coisas?

Pois é, estamos perdendo a capacidade de concentração e foco e sem ela tendemos a produzir de maneira superficial e com pouco resultado.

Pra entendermos isso melhor é importante saber que as nossas habilidades sejam intelectuais ou físicas, no final das contas se resumem a circuitos cerebrais.

Existe um tecido adiposo chamado mielina que cresce em volta dos nossos neurônios agindo como um isolante e que permite as células funcionarem de um jeito mais rápido e claro e tem um papel crucial na ciência da alta performance.

Pra ser ótimo em alguma coisa você precisa estar bem mielinizado, ou seja, desenvolver mais mielina em torno dos neurônios relevantes permitindo disparar o circuito correspondente mais facilmente e de forma mais eficaz.

Isso significa que ao concentrar-se intensamente em alguma habilidade específica, você força o circuito relevante disparar repetidamente de forma isolada. Esse uso repetitivo de um circuito específico desencadeia as células chamadas oligodendrócitos, e são elas que disparam as camadas de mielina em torno dos neurônios solidificando a habilidade em questão.

Portanto o motivo pelo qual é importante concentrar-se intensamente numa tarefa evitando qualquer tipo de distração é porque essa é a única maneira de isolar o circuito neural relevante o suficiente para desencadear a mielinização útil.

Se você parar pra analisar as pessoas de alta performance, você vai identificar que todos eles tem essa habilidade em comum: foco total e concentração intensa numa tarefa importante.

Bom como nós estamos aqui pra te ajudar não só a pensar nisso mas a dar passos de avanço, a seguir deixamos um exercício que foi desenvolvido com base no conceito do autor e pesquisador Paul Newport e que vai te ajudar a colocar tudo isso em prática.

1. Primeiro faça uma lista das tarefas mais importantes que você tem.

2. Depois, faça uma análise de como anda seu nível de concentração. Marque quanto tempo você consegue ficar totalmente sem interrupçõesdurante uma tarefa importante. Aqui você terá uma ideia do seu estado atual no quesito foco.

3. A partir dessa análise, se desafie e determine um tempo para começar a treinar a habilidade do trabalho focado. Ex. 15minutos a 1h por dia.

4. Defina o local, os dias da semana e coloque em sua agenda.

5. Prepare com antecedência o ambiente e os recursos que vai utilizar. Por exemplo, se você for usar apenas o computador, deixe sua mesa limpa de outros objetos.

Escolha também um local bem iluminado, sem ruídos e interrupções. E elimine o máximo de poluição visual.

6. Elabore uma frase que reforce seu objetivo e repita ela em voz alta toda vez que iniciar o trabalho para que seu cérebro crie e consolide as novas conexões. Exemplo: "Estou iniciando meu trabalho focado agora as 8h e vou terminar as 11h."

7. Repita esse ritual diariamente e vá aumentando até alcançar o tempo ideal recomendado pelos estudos científicos: trabalhar de 3h a 4h por dia com foco total nas tarefas relevantes.

8. Mensure a diferença de produtividade e resultados que você vai ganhar e se planeje para comemorar!

E lembre-se, as pessoas que desenvolvem essa habilidade e as transformam no centro de sua vida profissional tem maior capacidade e probabilidade de prosperar.

Espero que tudo isso faça muito sentido pra você.

Compartilhe esse texto e ajude outras pessoas a se tornarem profissionais de alta performance!

@grazi_teixeira7

#R122

#altaperformance

#produtividade

#liderança

#focoeconcentração

#trabalhofocado


32 visualizações
  • Facebook R122
  • YouTube R122
  • Instagram R122
  • LinkedIn R122

Copyright R122 / R122 Coaching ©2020. 

All rights reserved. Todos os direitos reservados.

São Paulo | Alphaville | Guarulhos | Ribeirão Preto | Araraquara

E-mail: contato@r122.com.br