Buscar
  • R122

Gente inteligente alinha o que entende. Por Juliana de Lacerda Camargo


Hoje temos mais uma dica de comunicação, sobre algo que é constantemente negligenciado – o alinhamento.

O que é o alinhamento?

Toda comunicação envolve um lado ativo e um lado receptor da mensagem – seja ela verbal ou não verbal. E geralmente as pessoas não alinham o entendimento do que está sendo comunicado versus o que está sendo entendido... E, apesar de ser óbvio que não dá pra ficar fazendo alinhamento de toda comunicação que temos na vida, em aspectos mais importantes e que comportam menos erros, isso deveria ser feito 100% das vezes.

Sabemos o quanto o entendimento incorreto gera de retrabalhos, problemas, ‘bois na linha’, quebras de alianças, e por aí vai, e ainda assim as pessoas deixam de alinhar... E por quê? Na minha opinião e experiência, acredito que aconteçam algumas coisas.

A primeira vem do fato de vivermos numa cultura em que não entender as coisas ou checar entendimentos é quase uma heresia! Somos cobrados por saber, ter todas as respostas e entender todas as coisas, sob pena e risco de sermos vistos como burros, incapazes, e por isso precisamos mostrar que sempre entendemos tudo e está ‘tudo dominado’.

Outra coisa que acontece é o fato de menosprezarmos a importância de algumas situações e partir do pressuposto – tanto na parte ativa como receptora – de que estamos entendendo as mesmas coisas. Só que aqui é que vai entrar uma explicação do cérebro que é muito importante.

Mesmo quando existem duas pessoas que vêm da mesma base de formação e aprendizado, e mesmo partindo do pressuposto que cérebros são funcional e estruturalmente similares, os mapas mentais, as associações e memórias que registramos na vida são muito individualizados. Podemos chamar isso de arquiteturas neuronais individuais.

Sabe quando você acha uma pessoa parecida com alguém que conhece, comenta super animado com outra pessoa, que rapidamente responde: “meu, nada a ver!”? É justamente por conta disso... porque seus registros e referenciais são diferentes. Ou seja, a forma com que uma pessoa percebe, associa e registra as coisas não será igual à de outra. Por isso, até mesmo o que está escrito neste texto pode ser interpretado por algumas pessoas de forma diferente daquela que eu acho que estou transmitindo... e isso acontece o tempo inteiro... porque nossos cérebros são diferentes. Por isso que o alinhamento de entendimento é tão importante!

Às vezes isso chega ao ponto de termos de alinhar entendimento de palavras! Afinal, pode ser que eu dê um feedback pra alguém, ou use uma palavra com alguém, que para essa pessoa pode ter um significado profundo e que afeta valores e crenças, enquanto para mim se trata de uma palavra leve e cotidiana. Veja, a história e registros da pessoa quanto ao significado daquela palavra podem ser totalmente diferentes dos meus registros, não é?

Percebe a complexidade e importância do alinhamento?

Então, daqui pra frente, toda vez que perceber que está lidando com um tema importante, não tenha vergonha de checar o entendimento! Se você estiver passando as informações, peça para o receptor dizer o que entendeu. E, se você estiver recebendo as informações, peça licença para checar o entendimento do que foi passado e das expectativas envolvidas.

Se você conseguir implementar isso na sua vida, certeza que vai experimentar muito menos problema e mito mais produtividade!

É isso aí.

#r122 #betransformed #comunicação #liderança #alinhamento

12 visualizações
  • Facebook R122
  • YouTube R122
  • Instagram R122
  • LinkedIn R122

Copyright R122 / R122 Coaching ©2020. 

All rights reserved. Todos os direitos reservados.

São Paulo | Alphaville | Guarulhos | Ribeirão Preto | Araraquara

E-mail: contato@r122.com.br