Buscar
  • Por Graziela Teixeira

A imaginação pode literalmente ajudar a construir seu sucesso

Você já se pegou ensaiando algo várias e várias vezes durante dias, como se não conseguisse tirar aquilo de sua cabeça? Como isso fez você se sentir?

Pesquisas mostraram que a prática mental – imaginação, visualização e meditação profunda e reflexão – produz as mesmas mudanças físicas no cérebro que a realização física desses mesmos processos imaginados.

As partes do cérebro ativadas por uma ação são as mesmas ativadas por simplesmente pensar sobre aquela ação.

Ensaiar as coisas mentalmente é um ótimo exemplo do cotidiano de como você pode pensar e refletir mais profundamente em ações diárias, porque, a cada vez que faz isso, você altera a memória. Por exemplo, se um cirurgião está para realizar uma operação, primeiro ele ensaia mentalmente cada etapa precisa, assim como um atleta faria antes de um jogo ou um estudante prestes a fazer uma prova. Quando você ensaia mentalmente, a nova memória construída se torna cada vez mais forte e começa a gerar mais conexões com células vizinhas, integrando aquele pensamento a outros padrões mentais. E isso leva a criação de novas redes neurais.

Então quando estiver no momento de realizar a ação, a chance de conseguir concluí-la com sucesso é muito mais garantida.

Outro aspecto importante a se considerar quando queremos alcançar alguma realização, é sobre a contribuição do coração.

Nosso coração não é apenas uma bomba; ele também auxilia nas decisões e escolhas, agindo como uma estação verificadora de todas as emoções geradas pelo fluxo de substâncias químicas vindas dos pensamentos.

Na verdade, cada célula está conectada ao seu coração e, porque seu coração responde ao cérebro e é controlado por ele, cada célula em seu corpo é afetada pelos seus pensamentos.

Seu coração se comunica constantemente com seu cérebro e o resto do seu corpo, verificando a coerência e integridade de sua vida mental. Quando você está prestes a tomar uma decisão seu coração salta, como um conselho silencioso. Vale a pena ouvir esse conselho, porque seu coração fabrica o FNA (fator natriurético atrial), um hormônio produzido pelo coração que regula a pressão sanguínea e pode dar a ele uma sensação de paz.

Aprender a dar atenção ao que compõe nosso ser e a como funcionamos melhor tem sido fundamental para ganho de performance e alcançar resultados.

Faça um teste com você mesmo nos próximos dias.

Escolha uma situação que quer ter sucesso, separe um tempo para exercitar a visualização com cada detalhe como se você estivesse literalmente vivendo este momento. Faça isso várias vezes e depois analise como se sentiu e o que foi diferente ao executá-la na prática.


@graziteixeira7

20 visualizações
  • Facebook R122
  • YouTube R122
  • Instagram R122
  • LinkedIn R122

Copyright R122 / R122 Coaching ©2020. 

All rights reserved. Todos os direitos reservados.

São Paulo | Alphaville | Guarulhos | Ribeirão Preto | Araraquara

E-mail: contato@r122.com.br