Copyright R122/R122 Coaching ©2011 - 2020.

All rights reserved. Todos os direitos reservados.

São Paulo | Alphaville | Guarulhos | Ribeirão Preto | Araraquara

E-mail: contato@r122.com.br

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Pare para refletir mais vezes!

16 Jan 2015

Por Patrícia Kühl Schuindt, Psicóloga e Coach

No post anterior, falei sobre como manter o estado positivo ao longo do ano, para se manter conectado àquilo que quer alcançar. Como primeiro tópico, abordei a importância de checar os planos com uma frequência adequada. Outro tema que considero fundamental neste sentido é: PARE PARA REFLETIR MAIS VEZES! 

O ato da reflexão pode transformar sua forma de enxergar as situações e trazer mudanças.

Por quê?

O parar para refletir, ajuda a sair de estados automáticos, impulsivos, involuntários, para um esforço mais consciente, voluntário e planejado, por isso, pode te ajudar a permanecer conectado ao que você quer ao longo do ano. Quando você para pra refletir, consegue decidir, escolher e tomar ações mais conscientes.

São incontáveis as vezes em que pessoas chegaram a insights importantíssimos para elas, pelo ato intencional de refletir sobre os assuntos relacionados a sua vida e cotidiano. A partir disso, conseguiram lidar melhor com as situações existentes, criar novas ideias e encontrar novos caminhos. Isso tem relação com “sair do piloto automático”. 

Responder perguntas é uma boa forma de refletir, pois “Existindo a pergunta, a mente pensa de novo” (Nancy Kline, Time to Think). 

O que mudaria se com maior frequência você respondesse as perguntas: 
Quais são os meus objetivos? 
Quais são as alternativas diante desse obstáculo? 
Quais as outras formas que existem de enxergar essa situação? 
O que quero com relação a isso?
Como quero agir?



Outra forma de refletir, é fazer associações e análises sobre determinado assunto a partir de conversas, imagens, filmes, textos... Acho que isso tem ligação com um vídeo muito bacana que vi de uma palestra do psicólogo educacional Peter Doolittle, no TED: “Como a sua ‘memória operacional’ percebe o mundo”. Ele fala sobre as nossas estratégias frente à grande quantidade de informações: “precisamos refletir a respeito (das informações), processar a nossa experiência, a nossa vida, imediatamente e repetidamente. Aquilo que processamos, aprendemos. Se não estamos processando a vida, não estamos vivendo”. 

O que você pode aplicar em sua vida a partir dessa leitura?
Boas reflexões!!!

 

 

 

Please reload

Apresentando a R122

May 1, 2014

1/1
Please reload

Posts recentes
Please reload

Busca por Tags