Copyright R122/R122 Coaching ©2019.

All rights reserved. Todos os direitos reservados.

São Paulo | Alphaville | Guarulhos | Ribeirão Preto | Araraquara

E-mail: contato@r122.com.br

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Construir depende de... Por Juliana de Lacerda Camargo

25 Aug 2015

 

Nos processos que trabalhamos com nossos clientes, é muito comum que eles cheguem buscando mudanças imediatas, resultados diferentes de forma imediata, novos comportamentos miraculosamente desenvolvidos... e por aí vai.

 

Agora, o que nossos clientes aprendem invariavelmente ao longo dos processos é que uma construção sólida depende de tempo e, dentro desse tempo, três variáveis são essenciais (que chamo de 3Cs):  Consciência, Cadência e Consistência...

 

Consciência, numa construção, está relacionada ao plano de onde se quer chegar, ao projeto desejado, aos recursos existentes e os necessários, à forma de se empregar tais recursos, entre outros.

 

Cadência está relacionada ao passo em que a construção anda. Se vai rápido demais, a segurança e a qualidade podem ser comprometidas; se devagar demais, materiais podem se estragar e pode ser necessário reconstruir algumas partes.

 

Consistência está relacionada ao fato de que a construção depende de tempo e continuidade. Para vermos o prédio acabado, bonito e pronto para ser habitado, não bastará apenas um dia; é um processo com começo, meio e fim.

 

Esse mesmo princípio se aplica, por exemplo, no trabalho do Personal Trainer.

 

Consciência: que estado de musculatura e saúde quero atingir, qual meu nível de gordura e resistência atual, quais minhas forças, quais minhas fraquezas.

 

Cadência: não adianta ir a cada duas semanas à academia, pois o músculo não desenvolve dessa forma; e também não adianta ir sem nenhum intervalo, pois o músculo sobrecarrega e pode até deixar a pessoa de repouso forçado.

 

Consistência: o trabalho é contínuo e não se basta numa única ida à academia (ai, que pena!!!).

 

E nos processos de aprendizado comportamental, é dessa forma que o raciocínio se aplica:

 

Consciência: eu entendo minhas forças e fraquezas, sei onde quero chegar, esses são os testes que quero fazer e quero ser um observador consciente disso tudo.

 

Cadência: para o cérebro desenvolver uma ‘nova musculatura’, é importante que se exercite um novo comportamento num ritmo constante, para que as respostas físicas e químicas aconteçam sem haver quebras ou desistências.

 

Consistência: essa é a parte mais incrível para as pessoas compreenderem... que não é o comportamento pontual que constrói uma casa, mas os tijolos que são colocados dia a dia... Não é o fato de a pessoa responder rispidamente numa única ocasião, mas é a gentileza que ela planta todos os dias que fará com que ela construa um ambiente gentil... Por outro lado, a gentileza pontual também não será capaz de criar esse ambiente, mas apenas a sua repetição...

 

Sabe, há um padrão que percebo nos processos de mudança e aprendizado comportamental das pessoas. Primeiro elas nem se dão conta; depois se dão conta após a situação acontecer; para daí perceberem durante; e então conseguirem se preparar antes; até que aquele comportamento se torne parte da pessoa.

 

Enfim, como sempre digo, não é fácil, mas vale a pena.

 

É isso aí.  

 

 

 

Please reload

Apresentando a R122

May 1, 2014

1/1
Please reload

Posts recentes

November 9, 2019

Please reload

Busca por Tags