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Como controlar emoções - Inteligência Emocional, por Patrícia Schuindt

23 Feb 2016

 

A inteligência emocional envolve a habilidade de perceber precisamente, de avaliar e de expressar emoções; a habilidade de perceber e/ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a habilidade de compreender a emoção e o conhecimento emocional; e a habilidade de controlar emoções para promover o crescimento emocional e intelectual. (MAYER & SALOVEY, 1997, p. 10)

 

Com essa base, reflita sobre sua habilidade, começando do primeiro aspecto a ser trabalhado - identificar e rotular emoções. 

 

É comum as pessoas não pensarem no que realmente estão sentindo. Simplesmente dizem: "não estou bem"; ou "estou ok"; ou "não sei o que estou sentindo"; ou "estou bem"...

 

Conseguir identificar qual é a emoção presente e verbalizá-la (dizer qual é), pode fazer uma enorme diferença. Vamos refletir:

 

Você tem um objetivo. Ao longo do caminho percebe que não está evoluindo como gostaria. Sente que não está bem. Qual é a emoção presente?

 

Ou

Você está em um relacionamento. Percebe que, frequentemente, age impulsivamente e depois se arrepende do que falou e da forma como agiu. Qual é a emoção presente?

 

Ou

Você tem uma apresentação para fazer. Tem vontade de fugir e não falar em público. Sabe que fazer uma apresentação de qualidade faria diferença em sua carreira. Qual é a emoção presente?

 

E por aí vai...as emoções estão em nós e são muito importantes em nossa existência. Elas podem nos ajudar ou atrapalhar. Ter consciência e autopercepção é o primeiro passo para alcançar um controle emocional produtivo.

 

Faça isso por um tempo: identifique e rotule as emoções (diga o nome da emoção). Para ajudar, amplie seu vocabulário sobre emoções:

 

Alegria - Frustração - Vergonha - Medo - Simpatia - Indignação - Tristeza - Nojo - Raiva - Culpa - Compaixão - Desprezo

 

Bom treino!

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