Copyright R122/R122 Coaching ©2011 - 2020.

All rights reserved. Todos os direitos reservados.

São Paulo | Alphaville | Guarulhos | Ribeirão Preto | Araraquara

E-mail: contato@r122.com.br

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

7 passos para transformar hábitos e comportamentos, por Patrícia Schuindt

14 Dec 2016

Transformação é o processo que ocorre entre “quem sou hoje” e “quem eu quero me tornar”. Já destaco aqui a palavra processo. Compreender que é um caminho a percorrer (e não algo mágico e instantâneo), é fundamental para a persistência diante de possíveis barreiras que surgem. 

 

Quando escolhemos mudar algo em nós, poderemos colher frutos como melhoria nos relacionamentos, aumento de produtividade e bem-estar. Sem dúvida alguma, vale a pena.

 

Separei alguns passos que considero importantes para a transformação de hábitos e comportamentos e compartilho com você.  

 

1º Passo: Saia do Piloto automático! Observe sua forma de pensar e de agir. O que você quer que seja diferente? O que precisa mudar para alcançar seus objetivos? Coloque um “espelho imaginário” onde você possa se enxergar nas situações. Você pode pedir ajuda de pessoas de confiança também. Quem sabe podem te ajudar a descobrir coisas que sozinho não percebe. Receber feedback pode ser desafiador a princípio, mas pode trazer descobertas importantes.

 

2º Passo: Identifique o novo hábito ou comportamento que quer desenvolver. É importante ser específico e claro sobre o que quer alcançar. Vou te dar um exemplo real. Um Gerente de Vendas, ao analisar sua liderança, percebeu que seu comportamento com a equipe era: sempre falar muito, escutar pouco e agir sem considerar os outros. Então, ele pensou: qual é a nova forma que quero agir? Ele definiu: escutar sua equipe primeiro, expor suas ideias e, após isso, analisar qual a melhor escolha. Ou seja, ao entrar em reuniões ou mesmo  em conversas cotidianas, esse passou a ser o norteador de suas ações. No começo, é um pouco estranho e você pode se sentir um pouco "desconfortável" ao mudar um comportamento, mas aos poucos, poderá se tornar o "novo automático".

 

3ª Passo: Defina o propósito e lembre-se  dele no caminho. Qual o motivo de focar nessa mudança? Quais as consequências ao desenvolver ou não desenvolver isso? Seja honesto consigo mesmo. Saber claramente a razão de fazer isso ou aquilo, afeta sua motivação e foco. Muitas vezes, o que falta não é disciplina, mas sim propósito claro.

 

4º Passo: Busque referências / “modelos”. Mas faça isso para se inspirar, encontrar uma fonte de ideias. Cada pessoa é única e precisa encontrar seu próprio jeito. Não adianta querer copiar exatamente alguém ou seguir exatamente um conteúdo. Aproveite o que é bom após conhecer o que há “lá fora”, olhe para você e aplique o que for útil.

 

5º Passo: Crie ações específicas e realizáveis (sempre). Aqui está uma essência para conseguir colocar em prática a mudança. Quanto mais simples e fácil for a ação, quanto mais claro estiver para você o que fazer na prática, mais chances de realizá-la. Por isso, é preciso criar pequenos passos até alcançar o passo maior. É como subir uma escada. Se ela tem 30 degraus, não adianta achar que dará um pulo e chegará no último. Precisará percorrer o caminho, passo a passo, colocando esforço e energia, mas ao mesmo tempo, respeitando a velocidade e processo.

 

6º Passo: Mantenha sua atenção direcionada (foco) no processo e resultado que quer atingir.

É fácil se distrair daquilo que é seu objetivo e do que você precisa fazer para chegar onde quer. São tantas as demandas externas, que se você não fizer um esforço, realmente, vai se esquecer e deixar sempre para depois. É um exercício de concentração e você pode usar recursos como lembretes, notificações, alguma forma de checagem para que seus pensamentos sejam concretizados. Uma boa pergunta é também: quem ou o que pode te ajudar? Muitas vezes, será preciso obter auxílio de pessoas próximas ou profissionais especializados. 

 

7º Passo: coloque em prática, com repetição, consistência e frequência. Sem isso, não é possível criar um novo hábito ou comportamento. Dependendo do que você quer mudar, pode levar dias, meses ou anos para conseguir o alvo principal. Não adianta tentar uma ou algumas vezes e parar no caminho. Esforço é palavra chave. Continuidade é o lema. É um processo de aprendizagem. Por isso, exige que você vença as resistências que surgem, pois vai demandar energia e sua tendência será de ficar na zona de conforto. Ter consciência disso pode te ajudar. Além disso, reconhece cada avanço fará diferença na motivação. 

 

 Qual desses passos chamou mais sua atenção? O que você gostaria de colocar em prática nos próximos dias? Desejo sucesso em suas transformações!

 

 

Please reload

Apresentando a R122

May 1, 2014

1/1
Please reload

Posts recentes
Please reload

Busca por Tags