Copyright R122/R122 Coaching ©2019.

All rights reserved. Todos os direitos reservados.

São Paulo | Alphaville | Guarulhos | Ribeirão Preto | Araraquara

E-mail: contato@r122.com.br

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

O segredo da M.U.L.A. Por Juliana de Lacerda Camargo

28 Mar 2017

Não... M.U.L.A. não é uma nova ferramenta miraculosa que resolve todos os problemas da humanidade... M.U.L.A. foi um experimento simples bem-sucedido que comprova como funcionamos e somos capazes de nos “autoajudar”.

 

Sabemos que o que pensamos impacta no que sentimos, que por sua vez gera comportamentos e os consequentes resultados e apresentamos isso em vários de nossos textos.

 

Então... vivi uma situação com uma cliente que foi um laboratório incrível sobre isso. Ela passa por uma fase de revisão de carreira e escolhas de vida e em algum momento trouxe um pensamento que sempre a impactou muito: desde pequena as irmãs a enchiam chamando de “mula”... E, ainda que isso seja comum entre irmãos (... como irmã caçula sei disso muito bem), esse registro resultou na geração de grande distração na vida adulta de minha cliente.

 

Pensando no conceito do pensar – sentir – agir – resultados, a “mula” estava sempre por trás de sua autoconfiança e consequentemente de seus comportamentos e resultados, pois a “mula” fazia com que questionasse sua capacidade de inovar, pensar e agir rápido.

 

Ao longo de nosso trabalho, diversas foram as vezes em que minha cliente trouxe exemplos sobre sua capacidade de inovação, mobilização e ação, sem contar os feedbacks externos que trouxe e que reforçavam essas características. Ainda assim, a “mula” estava sempre ali atrapalhando e “empacando” os pensamentos dela.

 

Sabendo que podemos criar novas conexões e mentalidades de uma forma proativa e que a emoção auxilia nesse processo, propus um exercício que seria no mínimo divertido: que minha cliente transformasse a “mula” num acrônimo. Quando propus isso, na minha cabeça o que imaginei foi que viesse algo engraçado, mas, como somos diferentes e o que importa no processo de coaching é o que faz sentido para o coachee, foi muito bacana receber o resultado do exercício diferente do que imaginei e, melhor ainda, extremamente profundo e significativo.

 

A antiga “mula”, que até então empacava e atrapalhava, virou: Meu Universo Leva a Ação! Simples palavras, mas com um significado verdadeiro e transformador para minha cliente! A “mula”, que antes gerava pensamentos e sentimentos negativos (e em grande parte inconscientes) virou a M.U.L.A., um acrônimo carregado de identidade e propósito!

 

A proposta que fiz teve um resultado melhor do que eu imaginava! Desse momento em diante, toda vez que a palavra “mula” viesse à mente de minha cliente, agora ela teria um novo significado, de M.U.L.A.! E quanto mais ela reforçar isso, mais seus sentimentos, comportamentos e resultados poderão ser diferentes.

 

Incrível como o cérebro precisa às vezes de um pequeno empurrão pra fazer coisas inacreditáveis. Mudar consciente e propositadamente uma ideia pode ter um efeito incrível. Vemos as coisas dentro de uma caixa e nos relacionamos com aquilo que vemos. As crenças surgem daí e funcionam como lentes que definem como vemos o mundo e por consequência tudo o que se segue. Se propositadamente colocamos uma lente diferente, passamos a ver um mundo diferente!

 

Como decorrência do que coloquei até agora, se ao criarmos voluntariamente novas formas de pensar criamos novos mundos, que tal você fazer um exercício para sua própria vida? Quais são as crenças, máximas, lentes, ou “mulas” que fazem você empacar e desacreditar de seu próprio potencial? Identifique-as e dê novos significados – podem até ser engraçados. Passe a exercitar essa nova forma de pensar e note os resultados. Vai valer a pena!

 

É isso aí.  

 

Please reload

Apresentando a R122

May 1, 2014

1/1
Please reload

Posts recentes

November 9, 2019

Please reload

Busca por Tags