Copyright R122/R122 Coaching ©2019.

All rights reserved. Todos os direitos reservados.

São Paulo | Alphaville | Guarulhos | Ribeirão Preto | Araraquara

E-mail: contato@r122.com.br

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Os 4Cs da transformação. Por Juliana de Lacerda Camargo

23 May 2017

A ciência nos ensina que algumas coisas são importantes para que um novo hábito seja estabelecido. E por hábito dizemos tanto os internos (pensamentos, sentimentos e processamentos), como externos (comportamentos e ações).

 

O bom de se focar na geração de novos hábitos está tanto no resultado do novo hábito em si, como também no fato de que ao mirar em novos hábitos há uma migração do foco dos velhos hábitos, assim havendo a chance do enfraquecimento desses. O alvo de nossa atenção é fundamental para transformação de nosso cérebro, sabia? 

 

Se quero parar de falar de maneira abrupta, o ideal é trabalhar na criação do novo hábito de falar de forma gentil ao invés de focar no “não falar de forma abrupta”. Para nosso cérebro é muito mais eficaz criar novos caminhos do que simplesmente tentar evitar os antigos. 

 

Para traduzir a ciência da transformação de forma simples escolhemos 4 pontos que ajudam na geração de novos hábitos e chamamos esse método de 4Cs. O que ele significa?

 

C1 = Consciência

Significa que tenho consciência de meu funcionamento, bem como meus novos alvos e o que preciso fazer para desenvolver o que quero. Também tem relação com a consciência que dedicarei para exercitar voluntariamente o que me levará ao novo hábito/habilidade/competência. AIR: Atenção, Intenção e Retroalimentação são princípios fundamentais aqui.

 

C2 = Consistência

Significa que, além de consciente, o exercício do novo hábito tem de acontecer consistentemente. Ou seja, não adianta eu fazer uma única vez e achar que será o suficiente – terei de fazer continuamente.

 

C3 = Cadência

Significa o “bater do bumbo”. Para que uma nova musculatura seja desenvolvida, não adianta ir à academia num único dia numa semana, daí voltar dali a quinze dias três vezes, depois esperar mais um mês pra ir novamente. O desenvolvimento da musculatura envolve uma cadência, como a batida do coração. Da mesma forma ocorre com o desenvolvimento de hábitos – consciência, consistência e cadência.

 

C4 = Coração

Já parou pra perceber como as boas ou más memórias são mais fortes pra nós e determinam muitas vezes o que pensamos ou sentimos? A emoção é fundamental para criação de memórias e, portanto, pode ajudar muito para criação de novos hábitos. Assim, sempre que estiver se esforçando nesse sentido, usar formas gostosas, divertidas e que façam sentido aumentará a força de novas conexões cerebrais e, portanto, fortalecerá as chances de sucesso do novo hábito. O C4 significa, então, use tudo que ressoa no seu coração!

 

No passado postamos um texto falando sobre os 3Cs, mas com o tempo decidimos inserir o quarto e talvez mais importante C – e isso vale um novo esquema e uma nova explicação. Aliás, nossos clientes amam esse modelo!

 

Agora a bola está no seu campo. Que hábitos/habilidades/competências quer desenvolver? Entenda os 4Cs, use-os à vontade e avance!

 

É isso aí.

 

Please reload

Apresentando a R122

May 1, 2014

1/1
Please reload

Posts recentes

November 9, 2019

Please reload

Busca por Tags