Copyright R122/R122 Coaching ©2019.

All rights reserved. Todos os direitos reservados.

São Paulo | Alphaville | Guarulhos | Ribeirão Preto | Araraquara

E-mail: contato@r122.com.br

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Qual o significado de liderança pra você? Por Grazi Teixeira

29 Apr 2019

 

 

Existem muitos pensamentos e conceitos a respeito desse assunto, mas nem sempre paramos para pensar no significado que isso tem na nossa vida.

 

E isso pode acontecer mesmo que você já esteja exercendo um papel de liderança.

 

É muito comum nós conduzirmos processos e olharmos para as pessoas que estão conosco como executores de tarefas e nos ver apenas como aquele que direciona, acompanha e faz com que as tarefas sejam executadas.

 

Mas liderança pode ser muito mais do que isso.

E para saber o que é pra você e poder descobrir o que está além, quero te convidar a olhar primeiro pra dentro de você.

 

Como você se sente quando pensa ou atua nesse contexto?

Que tipos de influências você acredita ter recebido nessa área?

 

Para entender o que significa liderança pra nós, é importante pensar e entender quem somos e o que nos deixamos influenciar ao longo da nossa vida e que tem moldado nossa identidade.

A maneira como você se vê, vai afetar diretamente a forma como você exercerá liderança.

Por exemplo, liderança não tem a ver com cargos e títulos, mas se você é uma pessoa insegura ou se recebeu influências de líderes inseguros, provavelmente buscará por isso como uma forma de apoio e validação.

 

Mas é fato que um líder não é feito de cargo ou posição.

Um líder é alguém que inspira e influencia pessoas.

É alguém que visualiza algo maior que a si mesmo e consegue traduzir isso de tal forma que outras pessoas se sentem conectadas e inspiradas a viver essa visão.

 

A neurociência diz que nós somos o resultado daquilo que pensamos e acreditamos sobre nós mesmos.

Então se você investir tempo em descobrir seu verdadeiro potencial e suas verdadeiras riquezas, e cultivar essas verdades de forma intencional, com o tempo e a prática, novos pensamentos serão construídos.

Você se sentirá mais seguro e confiante e consequentemente terá comportamentos e resultados que refletem essa realidade.

E a medida que você descobre quem de fato é, vai se deparar com os propósitos que te movem.

E isso pode ser em todas as áreas da sua vida.

 

Por exemplo, você pode descobrir que quer ser uma mãe que inspira e influência os filhos a terem uma mentalidade protagonista e auto responsável.

Então provavelmente você vai trabalhar a sua relação com eles de maneira que valores e princípios que estejam atrelados a essa mentalidade apareçam na maneira como você mesmo vive e também na forma como os educa e se comunica com eles.

 

Muitas coisas na nossa vida são influenciadas pelo ambiente que crescemos e vivemos e pode ser que você tenha crescido num ambiente que mais exigiu te exigiu a perfeição do que estimulou a crença de que pode errar e pode superar seus erros.

 

Num processo de coaching com uma pessoa em posição de diretoria, ela descobriu que a maneira como liderava as pessoas estava diretamente afetada pela maneira como foi liderada ao longo da vida.

Percebeu que o ambiente de trabalho é sempre tenso pois costumava cobrar demais as pessoas e nunca reconhecer o que faziam bem feito ou mesmo as apoiava quando as coisas não iam tão bem.

Foi preciso se conhecer, ressignificar o conceito de liderança e descobrir o que para ela fazia sentido quando pensava em motivar pessoas a buscarem os objetivos e a visão da organização.

Agora sim ela consegue ter uma equipe conectada e unida aos propósitos do negócio e que se sente parte da construção maior.

 

Além de toda essas mudanças, até sua saúde e disposição foram afetadas pois agora sente que está desenvolvendo um trabalho onde realmente consegue perceber, aprender e despertar o que tem de bom nela e nas pessoas ao seu redor.

 

E você, o que poderia fazer hoje para revisitar e reconstruir sua forma de liderar?

Espero que essa reflexão te ajude e faça sentido pra você!

 

Abraços,

Grazi

Please reload

Apresentando a R122

May 1, 2014

1/1
Please reload

Posts recentes

November 9, 2019

Please reload

Busca por Tags