Copyright R122/R122 Coaching ©2019.

All rights reserved. Todos os direitos reservados.

São Paulo | Alphaville | Guarulhos | Ribeirão Preto | Araraquara

E-mail: contato@r122.com.br

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Expectativas frustradas? É o que é. Por Juliana de Lacerda Camargo

2 May 2019

Neste texto falaremos sobre lidar com as coisas como elas são.

 

Não sei se você hoje se encontra vivendo alguma situação com a qual esteja constantemente frustrado... Mas, sabe quando tem um período, uma situação, ou uma área que te deixa desse jeito? Então... pode ser que na verdade você esteja lidando com expectativas falsas, ou expectativas sobre algo que é irreal e esteja na hora de dar uma ajustada para lidar com a realidade como ela é.

 

Deixa eu contar uma situação vivida com um cliente pra mostrar o poder disso. Esse cliente trabalha num banco de investimentos e numa conversa se deu conta de algo que estava no seu inconsciente, que era o fato de se frustrar sempre que tinha de voltar para o trabalho depois de chegar em casa, ou ter de atender alguma demanda fora do horário comercial.

 

Chegando nessa consciência entendeu que estava frustrado porque no fundo tinha uma expectativa irreal com relação ao banco, de que poderia viver profissionalmente em horário comercial, o que, num contexto de um banco de investimento, é uma realidade muito pouco provável – ou seja, ele viveria frustrado quase que eternamente.

 

E aqui abro um parêntese - claro que sempre há como melhorar a realidade em que se vive; aparando arestas, pensando em alternativas; mas, quando tentamos lidar com a vida ou a realidade que temos em cima de expectativas falsas nos tornamos ineficientes, pra dizer no mínimo – sem falar do desgaste emocional que, se vivido de forma constante, pode levar a várias consequências negativas, inclusive a improdutividade. Por outro lado, quando entendemos a realidade como ela é... ou, entendemos que ‘é o que é’ (amo essa expressão), nos tornamos muito mais eficientes pra pensar em planos de ação e formas de se lidar com essa realidade, fora que nosso emocional também é positivamente impactado.

 

Voltando ao meu cliente, quando ele percebeu estar lidando com expectativas irreais que não seriam atendidas e que a realidade ‘é o que é’, teve duas sensações: uma primeira de alívio (já que pararia de dar socos aleatórios no ar e correr sem direção), e uma segunda de que teria muito mais recursos para se ajustar e encontrar saídas que fizessem sentido – afinal de contas, agora sabia com o que estava verdadeiramente lidando.

 

Não sei se isso está acontecendo agora com você ou tende a acontecer... Comigo acontece. Por vezes percebo que estou extremamente frustrada com alguma coisa ou alguma situação e então paro pra pensar se não estou com expectativas falsas com relação àquilo... muitas vezes chegando à conclusão de que estou criando uma realidade que não existe e, mais do que isso, esperando algo que tem baixíssima ou nenhuma probabilidade de acontecer. Quando chega esse momento paro pra me conscientizar do que verdadeiramente é... assumo que ‘é o que é’, o que me deixa automaticamente mais em paz e me torna mais eficiente para lidar com aquela realidade... bom... como ela é.

 

E apesar de isso já estar quase parecendo um trava-línguas, o que estou expondo aqui pode ter um grande valor para a grande maioria das pessoas. De cada um passar a viver com a consciência da autoanálise contínua para perceber e verificar quando pode estar sendo ineficiente por lidar com expectativas irreais, então se conectando com a realidade como ela é, entendendo que ‘é o que é’, e lidando com aquilo de forma muito mais eficiente.

 

Que tal testar? Pare agora pra refletir aspectos com os quais você tem se frustrado... Será que você tem tido alguma expectativa falsa inconsciente? Será que tem entendido a realidade como ela é? E, quando chegar a uma nova consciência, faça algo a respeito... decida agira de forma diferente e atinja resultados diferentes!

 

É isso aí.

 

 

Please reload

Apresentando a R122

May 1, 2014

1/1
Please reload

Posts recentes

November 9, 2019

Please reload

Busca por Tags