Copyright R122/R122 Coaching ©2019.

All rights reserved. Todos os direitos reservados.

São Paulo | Alphaville | Guarulhos | Ribeirão Preto | Araraquara

E-mail: contato@r122.com.br

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

O Mindset do Líder Coach

O mindset da líder coach

Como é a sua liderança e a liderança das pessoas ao seu redor?

Já parou pra pensar nisso?

Segundo pesquisas e experiências que temos através do nosso trabalho com equipes, um líder eficaz é aquele que utiliza diferentes tipos de ferramentas em diferentes situações.

É mais ou menos como uma mãe que tem quatro filhos em idades e personalidades bem diferentes. Ela precisa ter jogo cintura e ter várias tipos de abordagens pra lidar com cada um, de acordo com seu momento e necessidade.

Nesse texto eu vou falar com você sobre um estilo de liderança que funciona de forma muito poderosa independente do contexto que você atua como líder, seja na sua família, no trabalho, no seu negócio, e esse estilo é o que nós chamamos de Líder Coach.

Bom primeiro é importante a gente saber que o tipo de liderança mais comum ainda é o de direcionar e orientar – ou seja, o de dizer para as pessoas o tempo todo o que elas devem fazer e como elas devem fazer.

É claro que existem situações que orientação e direção são necessárias, por exemplo, quando você contrata alguém novo na sua equipe e essa pessoa vai passar por um período de aprendizado, ou quando você está diante de uma emergência e uma decisão rápida precisa ser tomada, ou mesmo quando o seu filho é criança ou adolescente e precisa ser orientado e preparado. Mas esse tipo de liderança tende a manter as pessoas infantilizadas, dependentes, despreparadas e inseguras diante de desafios e problemas se essa for a única abordagem que você usa.

Liderar a partir da mentalidade de um coach, tem a ver com facilitar o crescimento das pessoas fazendo com que elas acessem seus próprios e os utilizem de forma consciente na tomada de decisão. Dessa forma elas também perceberão com mais profundidade a grandeza e o potencial que existe dentro delas.

Tente fazer um teste.

Ao invés de chegar para alguém da sua equipe, ou o seu filho dizendo o que não gostou ou dizendo o que você acha que ele deveria fazer, faça-os pensar. Pergunte de forma aberta e livre e veja o movimento interno que pode acontecer com eles ao se conscientizarem de algo que poderia ser melhor ou perceberem o quão capazes são de lidar com aquela situação que parecia tão difícil de ser encarada.

Eu me lembro uma situação em que uma líder de uma organização que eu atuo, chegou pra mim num determinado momento dizendo que iria abortar um projeto que ela havia iniciado há 3 meses porque achava que não estava dando certo. Naquele momento eu tinha duas opções: falar o que eu achava e tomar a decisão por ela, ou fazê-la pensar sobre o propósito do projeto e o que mais poderia estar acontecendo com ela que estava afetando sua confiança em dar sequência. E eu escolhi atuar como líder coach, então a primeira pergunta que eu fiz foi:

Qual a importância desse projeto para você e para a organização?

O que eu fiz primeiro foi ajudá-la a pensar no real significado desse projeto para ela. E a partir daí, outras perguntas surgiram e muita coisa fluiu. O resultado foi que ela retomou a visão, reacendeu a paixão e expandiu em criatividade pra dar os próximos passos.

A liderança através do coaching pode se tornar um estilo de vida que proporciona ambientes e relações muito mais saudáveis, onde há espaço pra ser ouvido, pra pensar sem julgamento e pra ser o melhor que a gente pode ser, diminuindo a ansiedade e as auto cobranças que carregamos e que afetam o nosso desempenho.

Para que você possa testar um pouquinho desse estilo de liderança, eu vou deixar aqui algumas dicas pra você.

1.           Esteja presente e interessado genuinamente quando estiver conversando com alguém. Deixe com que a pessoa perceba que ela é importante pra você. Olhe nos olhos e pare o que estiver fazendo pra lhe dar atenção.

2.           Ouça com todo o seu ser, e procure perceber quem é a pessoa por trás da conversa que você está tendo. Dê espaço para o outro falar e se sinta confortável com isso. A escuta ativa é um dom poderoso, mas precisa ser exercitada pra que seja eficaz.

3.           Faça perguntas que ajudem a pessoa a pensar e descobrir as respostas por ela mesma. Você vai ver o quanto é poderoso ajudar a pessoa perceber por si só as melhores respostas e que estão alinhadas com o que realmente faz sentido pra ela.

4.           Cuide da forma como você vai falar. Preste atenção no seu tom de voz, ritmo e volume. E escolha palavras que não tragam conotações ofensivas ou exageradas. Quando nós falamos, apenas 7% corresponde ao que dizemos de fato, o restante como tom, maneira, volume, e outros são o que a outra pessoa vai realmente ouvir e absorver.

5.           Reconheça e valide o que essa pessoa te trouxer e o que percebeu e é importante pra ela, elogie algo que ela fez bem. O reconhecimento é algo poderoso que ativa no nosso organismo neurotransmissores do bem estar e aumentam nossa capacidade de ação e realização.

E por fim quero terminar com um pensamento:

“Se a maneira como você lida com as pessoas, as fazem se apropriar mais da sua identidade, das suas capacidades e recursos internos, e de como podem usar em prol dos seus sonhos de forma mais assertiva, madura e auto responsável, então você é uma líder coach”.

Agora é com você!

Pense no que você pode melhorar na sua liderança seja como mãe, como esposa, como líder e desperte o melhor das pessoas ao seu redor.

Quer saber mais como desenvolver sua liderança?

Entre em contato conosco!

 

Please reload

Apresentando a R122

May 1, 2014

1/1
Please reload

Posts recentes

November 9, 2019

Please reload

Busca por Tags