Copyright R122/R122 Coaching ©2019.

All rights reserved. Todos os direitos reservados.

São Paulo | Alphaville | Guarulhos | Ribeirão Preto | Araraquara

E-mail: contato@r122.com.br

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Ixi, será que retrocedi? Por Juliana de Lacerda Camargo

11 Sep 2019

Já falamos em outros textos e vídeos sobre a importância de líderes saberem ser liderados, professores se colocarem na posição de alunos, mentores estarem dispostos a receber direcionamento, coaches o coaching, e por aí vai.

 

Há alguns dias um de meus clientes teve um insight que me ajudou pessoalmente a pensar na minha própria vida e desenvolvimento... e nessa dou ponto pra mim mesma, já que trabalho com desenvolvimento e estou aberta a continuar me desenvolvendo! Walk the talk, baby!!!

 

E, já que me ajudou, compartilho nesse momento pra quem sabe ajudar você também!

 

Voltando a meu cliente, em dada conversa ele se viu confrontado com um tema que achava já ter sido gerenciado há tempos, referente à competitividade. E, voltando a algo que já considerava administrado, sentiu-se inicialmente frustrado, já que ter de revisitar como pensava, sentia e agia com relação àquilo lhe parecia um retrocesso.

 

Mas, ao começarmos a investigar um pouco mais, ele foi entendendo como o tema tinha aparecido no passado e como havia lidado com ele e chegou à conclusão de que talvez não se tratasse de um retrocesso, mas sim de um novo nível de maturidade e entendimento para lidar com algo mais profundo, para o que só estaria preparado naquele momento.

 

Veja, é mais ou menos como considerar a vida como uma escada. A cada dia subimos alguns degraus no nosso crescimento, aprendizado e maturidade. As situações e as lutas vão nos encontrar nos diferentes níveis dessa escada, mas nós não seremos mais os mesmos para lidar com elas. Pelo contrário, é como se estivéssemos preparados para um ‘gigante’ maior do que aquele que nos encarou no passado, pois então temos melhores ferramentas e armas para lidar com ele. Antes, talvez... fôssemos destruídos.

 

E, assim como teremos mais preparo para lidar com os gigantes mais fortes, nossos aprendizados e ganhos com a luta também serão outros, o que nos tornará ainda mais fortes tanto para lidar com a nossa própria vida, como para servir de exemplo para outros que passarem pelo mesmo caminho que nós.

 

Tudo isso me faz lembrar da história de Davi e Golias – que todo mundo conhece. Davi era pequeno, mas tinha se preparado no campo cuidando de ovelhas e, como ele mesmo disse quando chegou a hora de enfrentar Golias, já tinha derrotado o leão e o urso... ou seja, gigantes também, mas talvez menores do que aquele novo desafio. E o mais incrível é que, após Davi derrotar o novo gigante com sua funda, a Bíblia conta que ele pegou a espada que era de Golias para cortar sua cabeça. Ou seja, a arma que era do gigante passou a ser justamente aquilo que capacitaria Davi para enfrentá-lo.

 

Quanto aprendizado nessa passagem, hein? Em diferentes níveis da escada da vida de Davi ele lidou com desafios parecidos, mas de tamanhos distintos. Seu preparo nesses diferentes níveis era também singular e o que levou de capacitação em cada degrau foi único.

 

E de toda essa exposição ficam as perguntas e suas respectivas conclusões...

-Será que se deparar novamente com um mesmo tema em fases diferentes da vida seria um retrocesso? Talvez não.

-Será que vamos lidar recorrentemente com alguns temas na nossa vida, mas com níveis diferentes de maturidade e isso vai inclusive nos preparar para que sejamos modelo e possamos ensinar outras pessoas? Quem sabe...

 

Não sei para você, mas pra mim essa reflexão traz algo muito bom sobre lidar com a vida com mais coragem e senso de propósito, uma vez que podemos lidar com nossas lutas e temas recorrentes com um entendimento novo, mais produtivo e mais relacionado a uma preparação que pode servir a aspectos e contextos que são maiores que nós mesmos.

 

Talvez hoje esse texto trate de um aspecto bem mais ‘soft’ e menos ‘hard’, que levaria a resultados mais rápidos... mas eu espero que ele fale com você e seu momento assim como falou comigo e com o meu. Nossa proposta aqui é sempre poder compartilhar elementos e dicas que ajudem as pessoas a continuar crescendo e se transformando e esse texto não é diferente.

 

Sempre vale a pena!

 

É isso aí.

 

Please reload

Apresentando a R122

May 1, 2014

1/1
Please reload

Posts recentes

November 9, 2019

Please reload

Busca por Tags