Copyright R122/R122 Coaching ©2019.

All rights reserved. Todos os direitos reservados.

São Paulo | Alphaville | Guarulhos | Ribeirão Preto | Araraquara

E-mail: contato@r122.com.br

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Por que preciso de ajuda quando quero me desenvolver? Por Juliana de Lacerda Camargo

23 Oct 2019

Recentemente publicamos um texto falando de dois aspectos essenciais do processo de desenvolvimento – a amplitude (tudo aquilo que descobrimos e trabalhamos) e a consolidação (que é a geração consistente de novos hábitos, competências e condições a partir do que se descobre). No texto de hoje falaremos sobre quanto é importante ter alguém para nos acompanhar em ambos os momentos!

 

Você já sabe – até por outros materiais postados anteriormente – que tendemos a viver no automático no dia a dia, devido a alguns funcionamentos do nosso cérebro, certo? Quando entramos num movimento consciente de desenvolvimento / transformação, tanto iniciar quanto manter esse movimento é algo complexo, pois o cérebro lidará com a incerteza (o que ele odeia) e haverá um gasto metabólico muito grande (por diversos motivos), o que fará com que naturalmente esse mesmo cérebro busque repelir essa situação.

 

Além disso, como temos “n” pensamentos, sentimentos, intuições nos inundando num “milk-shake” quando lidamos com uma situação desafiadora, é muito difícil conseguir chegar sozinhos a determinados insights e percepções, além de ser muito difícil nos manter sozinhos na manutenção da consistência daquilo que nos propomos a trabalhar num processo de desenvolvimento.

 

Ou seja, é fundamental ter ajuda quando queremos nos desenvolver...

 

Na parte da amplitude isso significa dizer que ao ter alguém ajudando nesse processo, você contará com alguém que fará provocações, perguntas e devolverá coisas que percebe que vão auxiliá-lo a olhar para as mesmas coisas de jeito diferente, além de gerar novas conexões e percepções que podem fazer toda diferença no seu iceberg (pensamentos que definem sentimentos, que definem comportamentos, que impactam em resultados). Ou seja, haverá a chance de mudar o iceberg a partir dessas novas percepções.

 

Por outro lado, ter alguém que o ajude no momento da consolidação pode ser ainda mais importante! Não é incomum facilitarmos processos de desenvolvimento com pessoas que iniciam super motivadas por conta de novas descobertas e insights mas, quando entram num período de consolidação – e portanto com menos descobertas mirabolantes e mais o fortalecimento desses aprendizados – pode cair um pouco a motivação, e até vir a sensação de que talvez o processo não esteja trazendo mais tantos benefícios como no início.

 

Só que... importantíssimo... se alguém que busca crescer e se desenvolver não passa pelo momento da consolidação, será como alguém que passou por um curso incrível onde aprendeu vários conceitos transformadores, se formou, colocou o diploma na parede e nunca mais sequer olhou para o que aprendeu. Ou seja, não terá servido de muita coisa!  

 

É verdade que o momento de consolidação às vezes é chato. É o momento de fazer algo de forma consciente, checar, validar, retroalimentar, testar de novo... é o tal do AIR que falamos sempre também = Atenção, Intenção e Retroalimentação. Dá trabalho, envolve gasto metabólico, além de muitas vezes repetição... enfim... é cansativo... além de não ter aquele apelo químico da dopamina e serotonina que são liberadas sempre que há uma nova descoberta que parece que vai solucionar todos os nossos problemas.

 

Por tudo isso, nesse momento ter alguém do seu lado pode ser o limiar entre transformar esses insights e novas percepções em valor agregado a sua vida e seu contexto, ou não, não fazendo diferença nenhuma – sendo só um ponto na sua história.

 

Pra terminar, é importante saber que o processo de desenvolvimento vai ter momentos gostosos (amplitude) e mais chatos (consolidação) e que em ambos os momentos ter um profissional capacitado pra ajudar pode ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso.

 

E você? Como anda seu próprio desenvolvimento?

 

É isso aí.

 

Please reload

Apresentando a R122

May 1, 2014

1/1
Please reload

Posts recentes

November 9, 2019

Please reload

Busca por Tags